quinta-feira, 3 de junho de 2021

Gestão da água




Águas Residuais e Saneamento no Concelho de Gondomar 


O Sector de Saneamento das Águas de Gondomar é responsável pela recolha, drenagem e tratamento das águas residuais, produzidas pelas populações do concelho de Gondomar.

Atualmente, as taxas de drenagem de águas residuais e de tratamento ainda não cobrem a totalidade do concelho (respetivamente, 60% e 40%).


O cidadão de Gondomar gasta em média 150L de água por dia dos quais 120L são descarregados na rede de esgotos;


Águas residuais são os efluentes líquidos (esgotos) produzidos pelas atividades humanas, que têm que ser recolhidos para ter um tratamento adequado numa ETAR, antes de serem reutilizados e/ou devolvidos ao meio ambiente.

As águas residuais são classificadas, de acordo com a sua origem, em:

  • Águas residuais domésticas – águas residuais de prédios (residências e serviços, como por exemplo lojas), essencialmente provenientes das necessidades fisiológicas humanas e de atividades caseiras; 
  • Águas residuais industriais – águas residuais de indústrias. 

Águas pluviais são águas da chuva que não se infiltram no solo e que têm que ser
recolhidas e conduzidas para uma linha de água. Estas águas não devem ser misturadas com as águas residuais, para não ser necessário tratar grandes quantidades de água.

Ciclo urbano da água
 In: https://www.adp.pt


Um sistema de drenagem (sistema de saneamento de águas residuais) é o conjunto de equipamentos e instalações responsáveis pela recolha, transporte, tratamento e rejeição das águas residuais.


Depois de ser usada, a água tem de ser tratada para ser devolvida ao ambiente em condições seguras.

Este filme mostra como funciona uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais e faz parte de um conjunto de vídeos produzidos pelo Grupo Águas de Portugal com o objetivo de mostrar os processos de produção de água para abastecimento público e de tratamento de águas residuais.



Ser cidadão responsável

Gastar pouca água;
Sujar o mínimo possível:

  1. Não usar a sanita como caixote do lixo: não deitar cotonetes, restos de comida, fraldas e pensos higiénicos, toalhetes e papel higiénico; 
  2. Não deitar restos de comida na banca: limpar os pratos e os tachos com guardanapos de papel já utilizados, deitar os restos de comida no lixo comum e deitar o óleo usado num garrafão para depositar num óleão; 
  3. Utilizar o mínimo de detergente para uma lavagem eficaz e as máquinas de lavar roupa e louça completamente cheias;
  4. Não utilizar cremes e gel de banho com microplásticos (pintinhas coloridas).
  5. Não abandonar o lixo na rua nem despejar nos boeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...