sexta-feira, 12 de março de 2021

Medidas de proteção dos ecossistemas

O ser humano ocupa a superfície terrestre do planeta, organizado em sociedades cada vez mais complexas e artificiais, numa aparente harmonia com a natureza, mas sujeito a riscos e a fenómenos naturais intensos que comprometem, frequentemente, o equilíbrio entre o ambiente social e o ambiente natural.


A vulnerabilidade das diversas sociedades aos fenómenos naturais a aos riscos, por elas muitas vezes criados, reflete o diferente grau de preparação de cada uma face a esses fenómenos. Não é por acaso que o mesmo tipo de fenómeno, ocorrendo com a mesma intensidade em sociedades diferentes, pode provocar fortes disfunções numa, não afetando outras.


A Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), constituída em 2010, insere-se na Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes (International Strategy for Disaster Reduction – ISDR), aprovada pelas Nações Unidas em 2000 com o objetivo de promover o aumento da resiliência das comunidades face à ocorrência de catástrofes.
​A Autoridade Nacional de Proteção Civil é o Ponto Focal Nacional para efeitos da ISDR.


Hoje, mais da metade da população mundial vive em cidades. À medida que a população urbana cresce e os efeitos das mudanças climáticas pioram, as nossas cidades tem que evoluir.

É hora de investir em eficiência e energias renováveis, reconstruir as nossas cidades e vilas, e começar a resolver a crise climática. Ao longo dos próximos dois anos, com foco no Dia Mundial da Terra de 2014, a campanha Green Cities vai mobilizar um movimento global para acelerar essa transição. Junte-se a nós na chamada para uma nova era de cidades verdes.




Cada cidadão pode contribuir para a efectivação das medidas de protecção dos ecossistemas e para um desenvolvimento sustentável.
"Uma pessoa faz a diferença", aprende como?


Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável


O que é desenvolvimento sustentável?
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (SIDS)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...